O medo de agulha que aterroriza crianças e adultos deve chegar ao fim em breve com a injeção sem picada.
No mundo inteiro ainda existem pessoas de todas as idades que relutam realizar procedimentos ou se prevenir contra doenças pelo puro medo de ser furado com uma agulha.
Imaginar então um método que aumente a eficiência na aplicação de vacinas através de um adesivo – isso mesmo, injeção sem picada! – onde o próprio paciente possa administrar o remédio seria a solução desse problema. Bom, podem comemorar – isso pode se tornar realidade tão logo como em 2017, graças a um estudo desenvolvido por pesquisadores dos Estados Unidos.
O adesivo é capaz de abrigar 100 microagulhas que podem ser aplicadas de forma praticamente indolor. E um bônus: elimina os riscos de transmissão de doenças através de agulhas contaminadas.
A lista de doenças que o adesivo pode combater é grande, como rubéola, sarampo, gripe, tuberculose, entre outras. O pesquisador responsável, Mark Prausnitz, afirma que a eficácia do método é no mínimo igual à observada com as agulhas tradicionais.
O adesivo é composto por agulhas microscópicas feitas de plástico biodegradável, que não deixa marcas na pele. Dentro das agulhas, que funcionam como uma espécia de cápsula, ficam microdoses da vacina. Depois da aplicação as agulhas começam a se dissolver, liberando a vacina para o paciente. Em 20 minutos você já pode tirar o adesivo e jogar fora.
As pesquisas em animais já mostraram ser efetivas e os testes humanos devem começar até 2017. O Centro de Controle de Doenças (CDC) norte-americano e a Fundação Bill and Melinda Gates financiam o projeto.
Ótima notícia, hein? Quem tem medo de agulha, já pode comemorar, só precisa esperar alguns anos. Não esqueça de compartilhar com aquele amigo que tem medo de agulha :D
0 comentários:
Postar um comentário