e você é motorista, médico, advogado ou jornalista e acha que seu emprego está seguro, provavelmente está enganado. O vídeo “Humans Need Not Apply” mostra como a automação irá roubar empregos.
“Humans Need Not Apply” é um documentário de apenas 15 minutos lançado em Agosto de 2014 por C. G. P. Grey e debate sobre o futuro próximo, com a integração da automação na economia e como isso afetaria (afetará?) a força de trabalho a nível mundial, deixando milhões de pessoas sem emprego.
O filme tem como foco o rápido aumento do número de robôs realizando tarefas antes realizadas por seres humanos e como isso levará a um futuro onde humanos não precisam se candidatar (daí o nome “Humans Need Not Apply”, em tradução livre). O vídeo deixa claro que não está falando sobre ficção científica, usando exemplos reais como Baxter, carros sem motoristas e Watson, da IBM.
Mais econômicos e resistentes, os robôs têm substituído humanos em diversas funções dos mais diferentes setores da economia. Máquinas ameaçam empregos que exigem mão de obra pouco qualificada e, cada vez mais, também se apropriam de funções criativas. O vídeo destaca, por exemplo, que carros autônomos representam um problema para motoristas profissionais. Além disso, robôs já aprenderam a escrever e podem influenciar na carreira de advogados e jornalistas.
Logo no início do vídeo, há uma analogia com os cavalos, em como eram fundamentais em diversas áreas antigamente, e hoje são praticamente obsoletos.
O vídeo ainda mostra novos exemplos de automação, como Baxter, um robô que enxerga e aprende a fazer qualquer coisas que esteja no limite de suas mãos. Só aí a automação irá roubar empregos a vontade. Baxter, hoje, é o computador dos anos 80. Não é o ápice, mas apenas o começo.
Quer outro exemplo? Baristas. Enquanto você pode gostar de um café especial que só o João consegue fazer, milhões de outras pessoas querem apenas um copo de café decente. O mesmo princípio vale para os carros sem motoristas, ou seja, sem piscar, mandar mensagem no Whatsappenquanto dirige, ficar sonolento, beber… Aliado ao número de mortos no trânsito anualmente, essa será uma das primeiras áreas afetadas.
E se engana quem acha que apenas atendentes de supermercados ficarão sem empregos. Robôs são melhores médicos, com acesso à informações e dados cruzados que a mente humana jamais conseguiria saber de tudo. Músicos? Durante boa parte do vídeo, a música de fundo foi feita por um robô. Prontos para o vídeo? Vamos lá, e não esqueça de ativar as legendas em Português:
O vídeo tem cerca de 3,5 milhões de visualizações até a publicação desse post. E aí, você está preparado? Acredita que a automação irá roubar empregos? Deixe um comentário com sua opinião
0 comentários:
Postar um comentário